Ilha Terceira - Açores

Destino de férias na natureza
Fotos de: Ilha Terceira - Açores
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Ilha Terceira
A Terceira, também conhecida como a Ilha Lilás devido à grande profusão de hortênsias que ladeiam as suas estradas, está localizada a aproximadamente 167 km de São Miguel e 122 km do Faial, tendo uma superfície de 382 Km2, o que faz dela a terceira maior ilha dos Açores.

O Aeroporto Internacional, localizado nas Lajes, serve tanto para fins civis como militares e inclui o Comando Militar dos Açores, assim como uma importante base da Força Aérea norte-americana aí localizada.

A cidade maior da ilha Terceira é Angra do Heroísmo. Os Paços do Concelho desta cidade situam-se numa majestosa construção do século XIX e representam um exemplo importante do rico património arquitetónico de Angra. Outros monumentos importantes são a Sé Catedral de Angra, a Igreja da Misericórdia, o Convento de S. Francisco (Museu de Angra), o Palácio dos Capitães Generais, e a Fortaleza de S. João Baptista. Nesta cidade também se situa a Memória a D. Pedro IV, o Alto da Memória, no topo do jardim municipal, o Jardim Duque da Terceira.

Depois de um violento terramoto em 1980, que destruiu a maior parte das habitações da ilha Terceira, e da subsequente reconstrução da cidade respeitando a traça original, uma grande parte do centro histórico de Angra foi classificada de interesse público, e está incluída na lista da UNESCO do Património Mundial, desde 1983. Angra do Heroísmo também possui uma das melhores Bibliotecas Públicas e Arquivos em Portugal, e guarda algumas importantes colecções de arte privadas.

A rede de ruas da cidade é em si um monumento. Os coloridos Impérios, presentes em todas as freguesias da ilha, e as inúmeras Capelas testemunham a devoção popular ao Espírito Santo; as paredes de um Castelo, que foi outrora uma prisão real, ilustram a ainda expressiva presença do passado histórico nesta ilha.
Turismo
Monte Brasil - Classificado como Paisagem Nacional Protegida, oferece uma área de lazer, percursos para caminhada, e uma vista fantástica sobre o oceano e a cidade de Angra do Heroísmo;

O Forte de São João Baptista - É uma grande parede fortificada com cerca de 4,5 km de comprimento;

O Museu de Angra do Heroísmo - Localizado no antigo Convento de São Francisco é contíguo à igreja de Nossa Senhora da Guia;

Os Impérios - Testemunhos da devoção popular ao Divino Espírito Santo, estão por todas as freguesias da ilha e são caraterizados por um vistoso colorido;

O Algar do Carvão - Famoso pelas grutas que atingem uma profundidade de aproximadamente 100 metros. O cenário grandioso das grutas é composto por estalatites, estalagmites e pela lagoa no seu interior. Perto do Algar, as grutas do Enxofre, Cabrito, Balcões e Natal são de especial interesse, sobretudo para os cientistas;

Praia da Vitória - Uma jovem e bela cidade, com a melhor e mais convidativa praia da ilha Terceira. O património arquitetónico concentra-se nas igrejas Matriz e de Santa Casa da Misericórdia, nos Paços do Concelho, edifício de traça caraterística, relativamente amplo, com escadaria externa larga e bem lançada, com alpendre e torre sineira, sendo um exemplar arquitetónico do século XVI (sobre a porta de entrada para a torre sineira tem gravada a data de 1596, eventualmente o ano da sua conclusão). Pode-se ainda visitar a casa onde nasceu Vitorino Nemésio, um nome central na literatura portuguesa do século XX, natural da Praia da Vitória.

Biscoitos - Aqui pode visitar o primeiro museu do vinho do arquipélago dos Açores (Casa Agrícola Brum Lda. /Museu do Vinho). Administrada pela quinta geração da família Brum, esta empresa continua a laborar no campo da vitivinicultura. Os vinhos desta Casa Agrícola são elaborados com base na casta Verdelho, como os generosos Seco, Meio-Seco e Doce com a marca "Chico Maria", em homenagem ao seu fundador.
Gastronomia
As especialidades de carne, como a Alcatra e as Sopas do Espírito Santo, assim como o vinho produzido localmente, conhecido como Vinho de Cheiro, estão relacionados com as festas que animam toda a ilha no Verão, não podendo faltar nestas festividades a massa sovada, um tipo de pão doce e os biscoitos. Outros pratos deliciosos são a Caldeirada, o Sarapatel e a Morcela, bem como as várias receitas tradicionais de polvo e de coelho. As Lapas, as Cracas e os Cavacos, são variedades a não perder, pelos verdadeiros apreciadores de marisco.

Mas a cozinha Terceirense atinge a perfeição na forma de mais de duas centenas de receitas de doces. A maioria destes doces, como Donas Amélias e Coscorões, são feitos em conformidade com antigas tradições conventuais. Queijo Fresco, feito com leite de cabra e o Queijo da Ilha, produzido com leite de vaca, são o final feliz para qualquer refeição. Quanto ao Vinho, Porto Martins e Pesqueiro produzem um excelente Verdelho, enquanto o vinho dos Biscoitos goza de grande fama local. A Angelica, um vinho licoroso, também é daqui original e muito apreciado localmente.

Pasta de açúcar, misturada com água e uma gota de vinagre, é transformado pelas hábeis mãos das senhoras, em obras de arte em forma de flores, pombas, galinhas, cisnes e coelhos, um mundo fantástico de açúcar e fantasia. Estes estão muito associados às Festas do Espírito Santo e Santos padroeiros e são muitas vezes utilizados como forma de agradecimento por milagres obtidos, tomando neste caso a forma da parte do corpo que foi curado.

O clima ameno dos Açores e da sua posição como porto de escala durante os séculos XV a XVII, adicionou a Batata Doce às culturas tradicionais da Terceira, variedade esta trazida de outros Continentes. O milho, inhame e batata, têm sido parte da dieta dos Açoreanos desde os primeiros tempos.
Clima
À semelhança da maioria das ilhas açorianas, a Terceira recebe a influência da corrente do Golfo e de um centro de altas pressões. Estes dois elementos contribuem para que se verifique uma tendência para temperaturas do ar moderadas, situadas entre os 14ºC e os 24ºC, e para a ocorrência de tempestades atlânticas, no Inverno, altura do ano em que se regista igualmente um índice elevado de precipitação.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Coimbra
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Indonésia
Indonésia
África do Sul
África do Sul
Jordânia
Jordânia
Goa, India
Índia

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Paris
França
Mérida, Espanha
Espanha
Beira, Moçambique
Moçambique
Joanesburgo
África do Sul

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais