Coimbra

Destino de férias cultural
Fotos de: Coimbra
Mapa de localização
Aeroportos
Hotéis e outros Alojamentos
Campos de Golfe
O que visitar
Onde Comer
Consulados & Embaixadas
World Nomads
O Seguro de viagem com as maiores coberturas

Coimbra
Coimbra é uma cidade portuguesa, capital do Distrito de Coimbra, da Região Centro de Portugal, da sub-região do Baixo Mondego e da Beira Litoral. Sendo o maior núcleo urbano, é centro de referência na região das Beiras [carece de fontes], com mais de dois milhões de habitantes.

Cidade historicamente universitária, por causa da Universidade de Coimbra, fundada em 1290, conta atualmente com cerca de 30 mil estudantes.

O município é limitado a norte pelo município de Mealhada, a leste por Penacova, Vila Nova de Poiares e Miranda do Corvo, a sul por Condeixa-a-Nova, a oeste por Montemor-o-Velho e a noroeste por Cantanhede.

É considerada uma das mais importantes cidades portuguesas, devido a infraestruturas, organizações e empresas para além da sua importância histórica e privilegiada posição geográfica no centro da espinha dorsal do país. Coimbra é também referência nas áreas do Ensino e da Saúde.

O feriado municipal ocorre a 4 de Julho, em memória da Rainha Santa Isabel, padroeira da cidade.

Foi Capital Nacional da Cultura em 2003 e é uma das cidades mais antigas do país, tendo sido capital do Reino, e apresenta como principal ex-libris a sua Universidade, a mais antiga de Portugal e dos países de língua portuguesa, e uma das mais antigas da Europa.

No dia 22 de Junho de 2013, a Universidade de Coimbra, Alta e Sofia, foram declaradas Património Mundial pela UNESCO.
Turismo
Sede da mais antiga universidade de Portugal, Coimbra é uma cidade sobretudo animada pelos estudantes que vivem e estudam aqui, mas está também cheia de monumentos e tesouros históricos e conta com um comércio movimentado e a presença vibrante do Mondego, o "Rio dos Poetas" como os habitantes locais lhe chamam orgulhosamente, oferecendo ao visitante a beleza das suas margens e alimentando os campos férteis do vale circundante. Coimbra oferece muitos outros sítios a explorar e um vasto calendário de eventos culturais e de diversão, mas torna-se especialmente apetecível em Maio, quando os estudantes celebram o final do ano académico com a tradicional Queima das Fitas, enchendo as ruas de música e animação esfuziante.

Sé Velha
Embora tenha sofrido várias campanhas de obras, é um magnífico exemplar do estilo gótico em Portugal. É uma construção do tipo fortaleza, formada por três naves de cinco tramos; a nave central é coberta por abóbada de berço e as laterais por abóbadas de aresta.

Sé Nova
Começou a ser construída no século XVI e foi concluída um século mais tarde, tendo ainda obras no século XIX, que lhe deram a imagem que hoje apresenta.

Universidade de Coimbra
Uma das mais antigas Universidades da Europa.
Fundada em Lisboa em 1290, foi transferida definitivamente para Coimbra em 1537, instalando-se no Paço Real. Neste local terão os romanos edificado o pretoriumo que já diz muito da importância estratégica e logo militar do local. Foi depois o local da Alcáçova árabe que teria uma configuração geométrica similar à configuração actual. Com a conquista cristã veio a ser o Paço Afonsino, que o Rei D. Manuel reformaria profundamente, mandando também edificar a Capela de S. Miguel. O edifício apenas passou a pertencer à Universidade em 1597, data em que esta instituição o adquiriu, durante o domínio filipino, ao Monarca Espanhol - Filipe II (I de Portugal). É nesta época que nascem ao lado do Paço novas estruturas: a Biblioteca, a Torre e a Via Latina. A Porta Férrea, também mandada instalar nesta época, continuou a marcar o local de entrada delineado no tempo da ocupação árabe.
Todo o conjunto foi reformado algumas vezes ao longo da sua história.

Biblioteca
A biblioteca barroca da Universidade construída no século XVIII, no reinado de D. João V, é antecedida por um portal encimado pelo escudo nacional. O seu interior é formado por três salas que comunicam entre si por arcos decorados, com estrutura idêntica à do portal, e foi totalmente executada por artistas portugueses.

Igreja do Mosteiro de Santa Cruz
Fundado em 1131 pelos cónegos regrantes de Santo Agostinho, o Mosteiro de Santa Cruz marcou um período absolutamente fundamental na afirmação identitária de Portugal e contribuiu para a clara afirmação política de Coimbra durante a primeira Dinastia. D. Afonso Henriques que acarinhou o Mosteiro desde a sua fundação, acabou por sua Real vontade por ficar eternamente ligado quer a Santa Cruz, quer à Cidade, facto que levava a que os Peregrinos que no Caminho para Santiago de Compostela atravessavam Coimbra, tivessem como paragem obrigatória a Igreja do Mosteiro de Santa Cruz. Santa Cruz e os seus Monges marcaram a cultura monástica em Portugal, e por essa via foram uma referência intelectual, nomeadamente no século XII. Em Santa Cruz copiaram-se e iluminaram-se obras fundamentais para a Cultura e História de Portugal. Apontemos apenas a Vita Sancti Theotonii, a Vita Tellonis e os Annales D. Afonsi Portugallensium regis...

Igreja do Convento de Santa Clara-a-Velha
Situado na margem esquerda do Rio Mondego e implantado a uma cota muito baixa, este templo gótico, construído no final do século XIII.

Igreja do Convento de Santa Clara-a-Velha

Santa Clara-a-Nova
Na capela-mor, localiza-se o seu túmulo, datado de 1612; no coro-baixo, encontra-se um outro, mandado fazer antes da sua morte, em 1336.

Mosteiro de Celas - Jardim Botânico
Deve-se ao Marquês de Pombal a criação deste conjunto, considerado o mais belo jardim botânico do país. Para além das múltiplas espécies que justificam a visita, oferece ainda um vasto conjunto de elementos decorativos, como fontes e estatuária.

Portugal dos Pequeninos
Os mais novos gostarão seguramente do Portugal dos Pequeninos, um parque com modelos à escala infantil de casas típicas portuguesas, mansões, pagodes e templos.

Conimbriga
Importante aglomerado lusitano de construções de origem pré-romana, as Ruínas de Conimbriga estão situadas num alto promontório junto à EN 347, que liga Condeixa-a-Nova a Penela, a 17 quilómetros de Coimbra.

Fado
O fado de Coimbra nasceu na cidade, pelas mãos dos estudantes e é imperdível. A guitarra de Coimbra é o instrumento típico para tocar o fado.
Gastronomia
Não é difícil encontrar um sítio para tomar uma refeição em Coimbra, a cidade tem bastante oferta. Peça Chanfana, Leitão à Bairrada, "tibornada" de polvo ou bacalhau, arroz de Lampreia. Quanto aos doces tradicionais prove Pastéis de Tentúgal, Pastéis de Santa Clara, Queijadas de Pereira, "Manjar Branco", "Arrufadas" de Coimbra, "Barriga de Freira" e Arroz doce.
Clima
Coimbra apresenta um clima mediterrânico de acordo com a classificação climática de Köppen-Geiger. No Inverno as temperaturas variam entre 15°C diurnos e 5º nocturnos no mês mais frio, podendo beixar os 0º em vagas de frio, ao passo que no Verão as temperaturas oscilam entre os 29°C diurnos e 16º nocturnos podendo chegar aos 40°C e até mesmo ultrapassar.
Outros destinos turísticos em:
Portugal
Portugal
Algarve - Portugal
Baixo Alentejo
Ilha da Madeira
Ilha das Flores - Açores
Ilha de Santa Maria - Açores
Ilha de São Jorge - Açores
Ilha de São Miguel - Açores
Ilha do Corvo - Açores
Ilha do Faial - Açores
Ilha do Pico - Açores
Ilha Graciosa - Açores
Ilha Terceira - Açores
Albufeira
Alvor - Algarve
Armação de Pera
Aveiro
Barcelos, Minho
Braga
Bragança
Burgau - Algarve
Cabanas de Tavira
Termas da Sulfúrea, Cabeço de Vide
Caldas da Rainha
Caminha, Minho
Carrapateira, Surf Spot
Praia do Carvoeiro - Algarve
Cascais - Portugal
Castelo de Vide
Termas do Carvalhal
Comporta
Costa da Caparica
Covilhã
Termas da Curia
Ericeira - Portugal
Pedra Branca Ericeira, Surf Spot
Esposende, Minho
Estoril - Portugal
Termas do Estoril
Évora
Faro - Algarve
Fátima
Figueira da Foz
Foz do Arelho
Funchal
Fuzeta - Algarve
Gerês
Termas do Gerês
Guarda
Guimarães
Ilha de Armona
Ilha da Culatra
Ilha do Farol - Algarve
Ílhavo, Aveiro
Lagos - Algarve
Lisboa - Portugal
Termas do Luso
Termas de Manteigas
Marvão - Portugal
Mértola
Mina de São Domingos
Termas das Caldas de Monchique
Termas de Monfortinho
Monsanto
Monsaraz, Alentejo
Monte Gordo
Nazaré - Portugal
Termas da Fadagosa de Nisa
Óbidos
Olhão - Algarve
Olhos de Água - Algarve
Termas das Pedras Salgadas
Peniche
Peso da Régua
Piódão
Portimão, Algarve
Porto - Portugal
Porto Covo
Ilha de Porto Santo
Praia da Arrifana
Praia da Luz - Algarve
Praia da Rocha
Senhora da Rocha, Algarve
Quarteira
Quinta do Lago - Algarve
Termas do Cró
Sagres - Algarve
Salema - Algarve
São Martinho do Porto
São Pedro de Moel
Termas de São Pedro do Sul
Serra da Estrela
Sesimbra
Setúbal
Sintra - Portugal
Tavira - Algarve
Tróia, Portugal
Termas de Unhais da Serra
Vale do Garrão
Vale do Lobo - Algarve
Valença do Minho
Termas de Vidago
Vila do Bispo
Vila Nova de Milfontes
Vila Praia de Âncora
Vila Real de Santo Antonio, Algarve
Vilamoura - Algarve
Termas do Vimeiro
Termas de Vimioso
Zambujeira do Mar

Outros destinos turísticos mundiais

Phuket, Tailândia
Tailândia
Corfu - Ilhas Jónicas
Grécia
Tailandia
Tailândia
Ilha de Santo Antão
Cabo Verde

Destinos de cidade e escapadelas de fim de semana

Hanói
Vietname
Pamukkale, Turquia
Turquia
São Sebastião - Litoral São Paulo
Brasil
Bogotá
Colômbia

Porquê reservar com CLUBE TRAVEL
Os melhores preços
As nossas parcerias com os maiores operadores mundiais, oferecem uma pesquisa dos melhores preços de mercado.
Mais opções
No Rotas Turísticas pode reservar o hotel, comprar a passagem aérea, reservar o transfer do aeroporto para o hotel e vice-versa, reservar as excursões locais, alugar o carro, fazer o seguro de viagem e consultar os locais a visitar e onde ir
Dicas & Destinos de férias
Centenas de destinos de férias com todas as opções que lhe permitem facilmente escolher o destino que melhor combina com as suas férias de sonho.


Siga-nos nas redes sociais